ADS

FG E UNEB REALIZAM OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR


Fruto de uma parceria entre a Faculdade Guanambi e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi realizado, no último sábado (19), no município de Caculé, a I Oficina de Capacitação em Saúde do Trabalhador. Na FG, o projeto é coordenado pelos professores Mauro César Ribeiro e Neyla Ladeia Gomes Duarte.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Caculé, alunos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição da FG participaram como monitores das atividades. Foram oferecidas quatro oficinas que ocorreram simultaneamente, debatendo temas como relações interpessoais no trabalho, doenças ocupacionais, ergonomia e uso de equipamentos de proteção individual.

Cerca de 120 trabalhadores com ocupações como marceneiro, pedreiro, mecânico, cabeleireiro, manicure, gari, profissionais da saúde, auxiliares de serviços gerais, técnicos administrativos, professores e trabalhadores rurais participaram das atividades, e puderam aprender a se proteger e prevenir doenças ligadas ao trabalho.

 

Segundo o professor Mauro César, a atividade interdisciplinar é desenvolvida em cidades da microrregião de Guanambi, e visa prevenir, por meio de ações junto aos trabalhadores, doenças específicas ligadas ao trabalho, como dermatoses ocupacionais, perda auditiva induzida pelo ruído e Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).
“Nosso objetivo é promover a saúde do trabalhador, prevenir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, melhorando, com isso, a qualidade de vida do trabalhador, sua autoestima e a satisfação com o trabalho”, ressalta o professor.

As discentes do curso de Psicologia da FG, Aline Moreno e Monike Spínola, participaram como monitores da oficina Relações Interpessoais e Qualidade de Vida na Saúde do Trabalhador. Para as alunas, as experiências adquiridas no projeto de extensão enriquecem a formação acadêmica. “É gratificante poder colaborar para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida”, afirmam.

Por: ASCON FG