Diante
de tantas tarefas e problemas que surgem, é comum que gestores e profissionais
do RH tenham dificuldade em prestar atenção nos colaboradores. Essa falta de
tempo prejudica a contribuição dada para o desenvolvimento de habilidades de
cada um, o que afeta diretamente os resultados do empreendimento.
Porém, isso pode mudar graças à gestão por
competências.
Empregada
de maneira estratégica pelo RH, essa gestão permite que a equipe obtenha mais
conhecimento, o qual será utilizado a favor dos objetivos de negócio. Observe a
seguir como identificar e trabalhar essas habilidades:
Realize um mapeamento de competências por função
Para
encaixar o profissional certo na vaga certa é necessário um funcionário
adequado para ocupar aquele cargo. Devem-se identificar as características
exigidas por cada função e determinar o nível de cada uma.
Dependendo
do nível hierárquico e do setor de atuação o profissional precisa possuir um
conjunto distinto de competências. Vendedores de alta performance, por exemplo,
possuem um perfil diferente de gerentes operacionais.
Faça uma análise de desempenho de cada colaborador
Em
seguida, é hora de pensar no perfil de cada profissional. Medir esses níveis é
algo muito subjetivo, então é possível recorrer às técnicas indiretas para
reconhecer como anda o nível de conhecimento e preparo.
Uma
dessas técnicas consiste em avaliar o desempenho do colaborador, sob várias
óticas. Procure compreender como anda o cumprimento de prazos, a qualidade de
entrega das funções e mesmo a percepção dos colegas de trabalho.
Essa
também é uma forma de envolver os gestores, já que eles podem oferecer uma
visão completa de atuação de cada um. Procure conversar com os líderes de
equipe para entender quais são as percepções a respeito dos profissionais.
Cruze os dados para identificar as necessidades
Em
seguida, os dados quanto às competências de cada cargo e ao desempenho do
colaborador devem ser cruzados. Isso apontará indícios de que algum elemento
precisa ser trabalhado para elevar o nível de determinada habilidade.
Caso
ele tenha dificuldades em cumprir com certas exigências técnicas é possível que
necessite de mais conhecimento em determinada área.
Da
mesma forma, se o desempenho mostra que o profissional está acima da média,
deve-se pensar no que é necessário para que ele suba o próximo degrau em sua
carreira.
Selecione treinamentos e capacitações
Depois
de tal cruzamento, o RH terá uma visão completa de quais competências cada
colaborador precisa desenvolver. A partir disso, é hora de planejar
treinamentos e capacitações.
O
ideal é segmentar a base em grupos de acordo com as necessidades de aprendizagem.
Isso garante melhor emprego dos recursos de treinamento, de modo que cada
pessoa tenha os conhecimentos dos quais necessita, efetivamente.
É
fundamental que os treinamentos sejam planejados, também, de acordo com o nível
de habilidade. Em alguns casos, um treinamento avançado é mais indicado,
enquanto em outros, um curso básico já cumpre seu papel.
Avalie os resultados da gestão por competência
Para
completar toda a tarefa de fazer a gestão por competência é necessário
acompanhar os resultados que surgirão após os treinamentos.
É
fundamental reconhecer se houve fixação dos conhecimentos transmitidos e se
eles estão sendo aplicados na rotina, por exemplo. Novamente, é algo que pode
ser avaliado com a análise de desempenho.
Como
as pessoas de um negócio precisam estar em constante atualização e crescimento,
tal gestão deve acontecer de maneira contínua, renovando e expandindo
conhecimentos continuamente.
Com a
gestão por competência, é mais fácil driblar a dificuldade que gestores e o
próprio setor de RH possuem de não ter tempo o bastante. Graças a ela, é
possível obter resultados ainda melhores, tanto para as pessoas quanto para o
negócio.
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AUTOR: WILSON PEREIRA DOS SANTOS - UNEB - GUANAMBI
Em 27/07/2023