“O homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, pensa sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.” (LIBÂNEO)
Na sexta-feira, dia 29 de julho, a CQP (Comissão de Qualificação Pedagógica) em parceria com o setor de pós-graduação promoveu a terceira edição do Dia Pedagógico da Faculdade de Guanambi.
Desta vez, trouxe momentos de reflexão a partir da temática: “Desafios da Prática Docente no Ensino Superior”. O palestrante Cláudio Nunes Pinto, Dr. em Educação, abordou aspectos concernentes às Metodologias de Ensino dentro de uma perspectiva histórica e social, bem como enfatizou a necessidade das Instituições de Ensino Superior estarem sintonizadas com as práticas avaliativas modernas que não requerem mais dos estudantes respostas conteúdistas, mas sim sistematizações, relativizações de informações, reflexão crítica sobre a vida e o mundo.
O evento contou a participação marcante dos docentes da Instituição que demonstraram uma apreciação positiva da organização do evento. Após alguns debates e informações, o clima de confraternização se entendeu para o almoço coletivo, planejado pela Comissão.
Um dos aspectos da Ensinagem Contemporânea, pauta de uma das oficinas acontecidas no dia pedagógico, está baseada na Metodologia Progressiva, que, diferente da Pedagogia Tradicional, onde para o estudante, sua preparação intelectual e moral devem estar aptas para assumir seu papel na sociedade, esta vem a ser um plano pedagógico de sequência de atividades a cada semestre, com objetivo de criar hábitos de leitura, escrita, crítica e construção contínua de novos conhecimentos de forma interdisciplinar.
Ao abordar essa temática, a Faculdade Guanambi instiga o professor universitário a repensar na atuação dos profissionais em educação hoje em dia, ensejados com a dinâmica social e cultural que é processo ensino-aprendizagem. Isso inclui uma formação eficaz para que o educador prepare o estudante para lidar com o mercado de trabalho que o espera.
As reflexões sobre as metodologias de ensinagem que ocorreram no 3° Dia Pedagógico FG é, em uma produção educacional, o estabelecimento de trocas de informações e experiências entre os professores que atuam na Faculdade Guanambi, oferecendo condições para que os docentes estejam capacitados a desenvolver sua autonomia educacional, com respaldo crítico e responsabilidade acadêmica, estabelecendo uma ligação entre suas perspectivas educacionais e as expectativas da aprendizagem do estudante universitário.
Comunicação e Marketing FGEm 29/07/2011


