ADS

ENCERRAMENTO DO CURSO DE LIBRAS NA FACULDADE GUANAMBI


A Faculdade Guanambi, em parceria com a APADA – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Aditivos, organização da sociedade civil de interesse público atuante na defesa dos direitos das pessoas surdas e na promoção da sua acessibilidade, desenvolveu palestras preventivas de apoio à inclusão social para a comunidade surda de Guanambi e Região.
Neste mês de maio de 2012, através da interprete e professora de LIBRAS da FG, Danila Ramos, a FG desenvolveu mais uma temporada de cursos e palestras.
A primeira palestra aconteceu dia 27/04 e foi com alunas do curso de enfermagem sob orientação da Professora Enf. Maria Alves, o tema foi Cuidados Necessários à Gestantes e Puérperas. A segunda palestra aconteceu dia 04/05 foi sobre Alimentação Saudável com alunos de Nutrição da FG, com a professora orientadora Hemanuelly Mendes. A terceira palestra aconteceu dia 11/05 e foi com alunos do curso de Biomedicina sob orientação da professora Lílian Kirdeika, no qual se tratou sobre a importância dos Exames Laboratoriais e abordagem sobre DSTs.



No dia 18, dia do encerramento, aproveitando o clima da III Gincana FG foi realizado uma mini gincana entre os surdos, dividindo os 16 surdos presentes em 2 equipes, na qual foram feitas perguntas relacionadas sobre as palestras anteriores, o que segundo a professora Danila “o resultado foi excelente, pois conseguimos avaliar o aprendizado construído durante o curso e palestras.”
Além da grande qualidade dos professores e instrutores presentes no curso de LIBRAS da FG, estes profissionais estão prestando um fundamental serviço de cidadania para a educação e integração dos surdos-mudos, seja através do ensinamento ao próprio pela língua de sinais, seja capacitando não-surdos para lidar com esses sujeitos, que serão sempre importantes dentro de uma sociedade.
Antes de contextualizar a questão dos surdos-mudos e sua comunicação com as demais pessoas de nossa comunidade, é valido refletir um pouco diante da atual situação de novos cursos oferecidos.

Cabe ressaltar que a participação da FG com esses cursos e palestras é a pretensão de estar capacitando os participantes com a comunicação com pessoas surdas de nossa região, ensinando a formação básica e avançada em Língua de Sinais, mesmo porque a consciência de que essa formação com presença de um professor não-surdo, também serve para verificar a correta produção dos sinais pelos participantes.
Com esse trabalho, a FG ratifica o compromisso com a igualdade de oportunidades e com o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade, dessa maneira colaborando para a garantia dos direitos das pessoas surdas como cidadãos capazes.

Dep. Comunicação e Marketing
Alcebíades Laranjeira Segundo
Wilson Pereira dos Santos